Campanha relativa ao Mês da Mulher Moçambicana
Direitos das Mulheres são Direitos Humanos
Mulheres Constituem 70% das 1.5 Mil Milhões de Pessoas Vivendo com Menos de Um dólar Por dia.
São vários os estudos, credíveis, que nos últimos tempos tem vindo a destacar a importância da participação da mulher na economia.
As mulheres representam, hoje, globalmente, 49,6% da população total, 66% das mulheres desempenham todo o trabalho existente mundo, produzem 50% de toda a comida, mas apenas são 40,8% da mão-de-obra do sector formal, recebem apenas 10% do rendimento, e são donas de 1-2% da propriedade.
Há ainda o facto de as mulheres emprestarem o seu rosto para a representação da pobreza. Mulheres e meninas sofrem desproporcionalmente do fardo da pobreza extrema – constituem 70% das 1.5 mil milhões de pessoas vivendo com menos de um dólar por dia.
Há mais: fora do sector agrícola, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, as mulheres continuam a ganhar menos de 78% do salário pago a um homem pelo mesmo trabalho.
Está oficialmente contabilizado que, aproximadamente 187 milhões de mulheres empreendedoras a nível mundial, detêm pelo menos 32-39% de todas as empresas privadas na economia formal.
No contexto moçambicano, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), 32,6% dos agregados familiares rurais onde se concentra a maior parte das famílias moçambicanas (80%) são chefiadas por mulheres, que geralmente estão em desvantagens em termo de acesso de recursos para produção e são vulneráveis a efeitos económicos adversos. Cerca de 3,8% das mulheres estão nas actividades informais, 2,2% frequentam o ensino superior, e 3,6% das melhores estão empregues no sector doméstico.
fonte: https://www.oeconomico.com/mulheres-na-economia-forjando-caminhos-e-alternativas-para-autonomia-e-resiliencia-economica-das-mulheres/
Comments
Post a Comment