Campanha relativa ao Dia Internacional da Mulher


 “O Mundo Levará 132 Anos Para Que Haja uma Paridade Completa entre Homens e Mulheres”

Mulheres Ocupam só 37% Dos Cargos de Liderança nas Empresas no Mundo

O Fórum Econômico Mundial divulgou em julho a 16ª edição do Global Gender Gap Index, o mais abrangente estudo sobre desigualdade de gênero no mundo. 

De acordo com o levantamento, no ritmo atual de progresso, o mundo levará 132 anos para que haja uma paridade completa entre homens e mulheres. Isso representa uma ligeira melhora em comparação com o estudo de 2021, quando a estimativa era de 136 anos até a paridade. Esse avanço, no entanto, não compensou a perda ocorrida nos anos anteriores — em 2020, a previsão era que fosse possível eliminar a disparidade de gênero em 100 anos.

Um dos recortes do estudo mostra que as mulheres ocupam apenas um terço dos cargos de liderança em empresas no mundo — a participação delas em postos de liderança subiu de 33% em 2016 para 37% em 2022. 

Em alguns setores, as mulheres representam quase a metade dos cargos de liderança, como em ONGs e associações (47%), educação (46%) e serviços pessoais e de bem-estar (45%). No outro extremo, há setores em que as mulheres estão em absoluta minoria, como tecnologia (24%), energia (20%) e infraestrutura (16%).

Embora nenhum país tenha alcançado a paridade total de gênero, as nações que ocupam as 10 primeiras posições fecharam pelo menos 80% de suas diferenças de gênero, com a Islândia (90,8%) liderando o ranking global. Outros países escandinavos, como Finlândia (86%, 2º), Noruega (84,5%, 3º) e Suécia (82,2%, 5º), aparecem no topo do ranking.


Fonte: https://www.insper.edu.br/noticias/mulheres-ocupam-so-37-dos-cargos-de-lideranca-nas-empresas-no-mundo/

Comments

Popular posts from this blog

Campanha Relativa à Liberdade de Imprensa

Campanha Relativa ao dia Internacional da Mulher